Implantação

ISO 20671

Avaliação de Marcas

Princípios e fundamentos

Introdução

As marcas são um dos ativos mais valiosos, embora menos compreendidos.

Uma marca identifica os bens, serviços ou a própria entidade de uma entidade como distintos do que é oferecido por outra entidade. Uma marca pode, portanto, estar conectada a uma entidade, um produto / serviço, linhas / portfólios de produtos, uma cidade, uma região, etc.


A entidade ofertante pode ser comercial ou sem fins lucrativos. Em todos os casos, porém, a função da marca é estabelecer uma identidade distintiva para a entidade no mercado. Na prática, isso tradicionalmente implica comunicar o (s) benefício (s) exclusivo (s) dos bens ou serviços da entidade em comparação com outros bens ou serviços que, de outra forma, poderiam ser considerados semelhantes. Este (s) benefício (s) podem ser funcionais, bem como emocionais ou sociais.

Cada vez mais, as marcas também buscam a identificação com experiências que estão conectadas a uma entidade por meio de suas ações, serviços ou outras operações. Essas experiências vão além do mero uso do produto ou serviço e levam a um envolvimento de alto nível com eles.

Em última análise, as marcas existem nas mentes das partes interessadas como impressões, benefícios e experiências que associam a um bem ou serviço.


No Brasil ainda não existem empresas certificadoras para este nível de implantação, porem quem puder implantar, já estará automaticamente lapidando o valor de sua Marca.