Gestão de Branding e Marketing em empresas do setor de sementes

Com o crescimento exponencial do agronegócio, principalmente no setor de sementes, facilita a entrada de empresas estreantes, ocorrendo o aumento significativo da concorrência!

Empresas qualificadas vem necessitando de uma gestão terceirizada para estruturar seu posicionamento no mercado, colocando assim sua marca em evidência aos olhos dos consumidores e automaticamente da valorização do seu patrimônio intangível!

Victor Zinn

A quase 15 anos acompanhando de maneira “lateral” o mundo das sementes, hoje atua com clientes no Brasil, América do Sul e Norte.

Atendemos os seguintes clientes para Gestão e Consultoria

Empresas de beneficiamento de sementes

Laboratórios de análises de sementes

Negócios do setor de sementes

Cooperativas do setor de sementes

Produtores de grandes culturas

Empresas de sementes On Farm

Engenheiros agrônomos


Biólogos

Perguntas e respostas sobre gestão de branding e marketing no mercado Seeds

Porque uma gestão de Marca "Branding" e marketing em empresas do setor de sementes?

Em uma analogia sucinta...

Vamos supor que a pergunta seria o porquê de um tratamento em uma semente nua?

Vamos lá... sua empresa responderia, para ter mais vigor, germinação, qualidade, ser certificada, ter melhor plantabilidade, etc., etc. é mentira?

Pois, bem!

Vamos supor que seu negócio é uma semente nua aos olhos do mercado, então qual o valor que ela tem? Ou melhor, qual Vigor ela tem?

Então... esta é a minha função, beneficiar sua empresa, para que ela tenha vigor e qualidade perante o mercado.

Não com bobagens teóricas e filosofias acadêmicas, mas sim com trabalho operacional e de muita experiência vivida entre empresa e cliente, percepção real, coerência com o movimento do mercado, entre sua empresa, cliente, concorrência e sim muita estratégia agressiva!

Mas sempre mantendo a integridade.

Esta história de branding e marketing é perfumaria!

Bem, já escutei opiniões de empresas do setor, pessoas em particular, com seguinte comentário, o que vale é o "fio do bigode", bem ,integridade é primordial e isto também não abro mão, más não por que alguém de sua empresa pensa que serviços do gênero são supérfluos, que sua concorrência irá pensar e agir igual!

Porque só trabalho com empresas do setor de sementes?

Simples..

Pegamos um exemplo de um laboratório de análises sementes que está abrindo ou já existente no mercado, tanto faz, e este quer se projetar ao mercado mantendo um posicionamento específico somente para uma análise de "tetrazólio" ( repito que é apenas um exemplo), ok, vamos tentar coloca-lo no mercado como: Para testes de alta precisão de Vigor em sementes a referência e etc, etc. ok?

Agora, vamos supor que uma cooperativa de laticínios queira me contratar, e quer ser reconhecida como a primeira a reunir produtores de leite como sabor "uva" (obs: exemplo bobo e sem coerência), mas tendo isto como exemplo nem saberia por onde iria começar, é um território novo e tudo que é novo leva tampo para se desenvolver, para ter a maturidade, saber os passos do mercado, como casa setor envolvido trabalha, etc.

O que realizamos na empresa?

Analisar: Primeiro lugar eu tenho que conhecê-la e conhecer a sua filosofia o seu dia a dia!

Fornecedores: Os famosos Stakeholder na linguagem acadêmica, pode ser bobagem, mas é um ponto importante.

Funcionários: Sua mão de obra inevitável, mais que insumos, pó de altíssima referência para tratamentos de sementes, etc, o seu funcionário é uma das partes vitais sim.

Comunicação e Inter-Brand: Sua comunicação interna está alinhada com a externa? Ah alguma cooperação entre setores de produções, beneficiamentos, e que vai passando com o setor de vendas até chegar ao cliente de forma coerente, ou sua empresa é um telefone sem fio?

Arquitetura física: Outra bobagem né? Mas para você que está andando de carro seminovo a quase zero, e agora vai andar em um fusca 1970, e te pergunto, a vontade de produzir é igual?

Arquitetura Virtual: Mundo ‘online’, redes, sites, bem. O setor de sementes ao que pertence o mundo do agronegócio, ainda perdura muito o conservadorismo, o que não é ruim, mas em muitos momentos trava não somente a empresa, mas o setor.

Posicionamento: Qual é parte que sua empresa está na mente do consumidor? E no mercado? Como teu concorrente te percebe? Com respeito? Com medo? Ou sua empresa não tem relevância para eles, pois sua posição é medíocre?

Estratégia e concorrência: Ou em outra linguagem acadêmica “SWOT” pontos fortes e fracos, aqui em particular também acho bobagem, mas o que vale é realmente estar à frente saber os passos do concorrente sim, saber como ele age com clientes e seus funcionários sim, isto sim é uma vantagem competitiva!

Marca: Sua empresa tem marca? Não me refiro somente ao INPI, o mesmo que se utiliza para patentear sua tecnologia em sementes, mas como ela está sendo vista no mercado.

Nossa gestão, aliás minha gestão é particular, confidencial e enérgica, tento olhar todos os aspectos que podem ser melhorados.

O que não realizamos na empresa?

Financeiro: Aliás, não queremos saber seus números, somente se sua empresa está tendo resultado, isto é o que importa!


Processos administrativos: São requisitos especiais e burocráticos a qual já imagino que a empresa já o tenha bem estabelecido, se não tiver, também existem pessoas ou empresas terceirizadas bem competentes para isto, que não é o nosso caso.


Auditorias: Empresas do setor de sementes que não sejam de fundo de quintal, com certeza, bem.. é o que eu espero tenha uma certificação "X" ou "Y", em caso de laboratórios uma simples implantação os sistemas de gestão da qualidade das normas NBR ISO/IEC 17025, nem me refiro aqui ainda em estarem no ISTA - Seed Quality Assurance, e seus certificados como o ORANGE, ou para outras empresas que contenham alguma ISO como a 9001, onde a própria gestão de sua empresa pode realizar suas análises críticas, etc. Nosso papel aqui é outro!


Motivacional: Oscilações de humor, bem estar é inerente aos seres humanos, não acredito que um investimento nesta área traga resultados "DURADOUROS" a empresa, claro não agimos como generais de ferro, mas apenas com o 2 + 2 é 4, simples assim.

Quais as vantagens de uma gestão terceirizada?

Contrato: Sem vínculo empregatício, e contratos com datas pré-determinadas.

Controle da parte do contratante: Aqui um ponto muito importante, hoje com várias agencias de marketing, publicidades, web designers, etc, não há um ponto central, e aqui deixamos todos os movimentos, senhas, domínios, direitos autorais entre outros serviços que esta área engloba ao controle do contratante, sua empresa tem controle sobre custos de sementes, insumos entre outros pois isto é inerente a sua empresa, mais não tem como mensurar valores na área de branding e marketing, pois há uma oscilação gigantesca no mercado.


Contabilidade: Criar pastas de marketing no seu contador para começar a quantificar seu investimento no valor intangível, incluindo nossas notas fiscais o qual nosso enquadramento no CNAE, se enquadra nesta possibilidade.

Resultados – Minha empresa de sementes terá resultados com sua gestão?

1º Ponto: O passado, a história de sua empresa até o presente momento, já é uma ótima experiência para trabalharmos.

2º Ponto: A situação atual, como sua empresa está agindo no mercado?

3º Ponto: Baseado nos dois primeiros e claro muito outros aspectos, vamos juntos traçar uma estratégia.

4º Ponto: E talvez o mais importante: Quem irá tomar a decisão de dar vida ao que foi proposto, é a sua pessoa, o seu conselho administrativo, coloco desta maneira pois nada é exato, e já passei por empresas que a cada 10 possibilidades de estratégia de mercado que eu pontuava 6 a 7 a referida empresa achava que não havia necessidade, tem como mensurar um resultado?

Mundo corporativo, mesmo que seja uma pequena empresa, negócio familiar, ou trabalhos On Farm, existe conflitos de interesse, egos, competitividades internas, entre outros, por isto que mencionei acima relações da gestão que permeiam desde a parte interna até a ponta final.

Lógico, a missão aqui, é que sua empresa alcance o seu valor intangível, pois a finalidade é só uma, que sua empresa perdure, que possa ser percebida no mercado, que tenha lucro e que se for vendê-la para uma empresa maior tenha seu valor agregado!

Qual é a politica de ética e privacidade?

Ética: Não trabalhamos ao mesmo tempo com empresas do mesmo segmento dentro do respectivo setor de sementes.

Ex: se temos um contrato com um laboratório de análise de sementes “X” não aceitamos o laboratório "Y", e assim por diante com qualquer empresa dentro do setor ou que tenha envolvimento com sementes.

Privacidade: Não anunciamos clientes trabalhados ou em trabalho em desenvolvimento, somente realizamos alguma publicação ou referência sobre associações e congressos relevantes e que fazem parte do setor sementeiro.


LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados, nosso contrato prevê cláusulas com sigilo e proteção de dados, para saber um pouco mais colocamos aqui o Link do Ministério da Defesa, sobre o respectivo item https://www.gov.br/defesa/pt-br/acesso-a-informacao/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd

Analogia de um beneficiamento de semente que sua empresa se preocupa.

Semente Certificada

Renasem

Rastreabilidade

Atributos genéticos

Pureza varietal

Processo de beneficiamento

Eliminação de impurezas

Uniformização

Sanitização

Operações especiais

Semente beneficiada

Aditivos protetores

Padronização de cores

Plantabilidade

Plantas uniformes


Agora uma analogia de uma Gestão de Branding e Marketing que realizamos em sua empresa

Sua empresa estruturada

Analisamos os pontos

Começamos de dentro pra fora

Alinhamos seu conceito

Estruturamos o conjunto

Gestão de Branding e Marketing

Processo de configuração

Traçando a estratégia

Criando um posicionamento

Sendo percebido pelo setor seeds

Sua Marca Intangível

Sua marca blindada

Estrutura impenetrável

Demanda de clientes

Valor Intangível

Como contratar?

  • Integração

  • Agendamento da reunião pelo WhatsApp +55(51) 9.9999-9191 ou email: contato@victorzinn.com.br

  • Primeiramente é realizado uma reunião ‘online’ por Google meet ou Zoom para uma integração inicial.

  • Realizado esta integração, será efetuado um feedback por escrito e por vídeo sobre pontos e proposta da gestão.

  • A duração desta integração varia entre 1h á 1h:30 min, não possui custo.

  • Nossos Serviços e contratos possuem 3 modelos

  • 1.º Gestão Global Recorrente: Valor mensal fixo, prazos determinados em contrato, elaboração do projeto e acompanhamento físico e online do desenvolvimento.

  • 2.º Projeto Global de Branding e Marketing: Valor estipulado para um projeto adequado a necessidade do cliente, gestão feita pela própria cliente ou terceiros.

  • 3 º Consultoria Online e presencial:

| Forma de Pagamento | Nota Fiscal

  • As notas fiscais poderão ser emitidas por contrato, por mês ou por serviço, vai depender do modelo de contratação do cliente.

Nota Fiscal eletrônica será enviada por e-mail, pela nossa razão social

Victor C. Zinn Branding e Marketing

CNPJ: 14.419.325/0001-18